Boas dicas e histórias!

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como surgiu o costume de pintar as unhas?!


Como surgiu o costume de pintar as unhas?!

Mulheres quem não gosta de cuidar das unhas?! De pintar então...


Pesquisadores afirmam que surgiu na China o habito de colorir as unhas, por volta de 3.000 a.C. A utilização desta coloração não se restringia apenas as mulheres, e se estendia aos homens também, está coloração era diferente dos esmaltes que estamos acostumados, neste primeiro momento a coloração das unhas eram feitas por um tipo de hena, somente indivíduos que ocupavam uma posição social boa utilização cores como vermelho e preto.  Entretanto estudiosos afirmam que a arte de fazer as unhas teve origem há 4 mil anos, no sul da Babilônia. Naquela época, implantes de ouro sólido eram usados nas unhas dos pés e das mãos.
O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos - realizado feitos com soluções de prata - significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.
No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia adornar as unhas de vermelho – escuro, desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte. Já  Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.
Na dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam adornar as unhas com pinturas dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.
o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX, Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito que até hoje é fundamental para a pintura das unhas, utilizado para a remoção das cutículas e borroes. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas.
Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Em 1925 o esmalte veio a ser transformar em  uma variação da tinta usada em pintura de carros, tendo como sua primeira cor um tipo de rosa claro.
Quando chegamos em 1930  a pinturas e tratamento das unhas voltou  a ser fundamental para a vaidade das mulheres, notamos que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow.
Em 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.
Acredita-se que os comandantes militares do Império Romano e do antigo Egito costumavam pintá-las antes de sair para as batalhas mais decisivas.
Como se vê, o ato de adornar as mãos pintando as unhas tem história!!!




Wanessa Rocha - Históriadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário